Home Staging para imóveis de terceiros

Conheça mais uma ferramenta para não perder um bom negócio

 Lidar com a indecisão do cliente interessado é uma condição para o trabalho do consultor imobiliário. Esta situação de indecisão pode piorar se, ao levá-lo para visitar um imóvel, este estiver desorganizado. Imóveis assim tornam-se pouco atrativos. Geralmente, o cliente proprietário, que mora no imóvel, tende a sair apenas quando for feita a venda, sendo assim, o corretor se encontra obrigado a visitar um imóvel repleto de móveis e objetos pessoais.
Se levarmos em conta que, no geral, a primeira impressão é realmente a que fica e que os clientes em potencial tendem a tomar sua decisão nos primeiros 90 segundos da visita, o visual do imóvel se torna um fator preocupante. Somado a isso, podemos considerar também o quanto o publico têm se tornado exigente no momento da compra.
Pensando em uma solução para imóveis ocupados que ficam por um período muito longo parados em imobiliárias e que são pouco atrativos no interior, surge um novo segmento para os profissionais de arquitetura: o Home Staging. Já conhecido e bem aceito nos Estados Unidos, agora se torna aderente também a vários outros países, incluindo o Brasil.
O grande objetivo deste projeto é conquistar os olhos do cliente interessado, fazendo com que ele se sinta em um ambiente impessoal, onde possa projetar seus próprios objetos pessoais, ter noção dos espaços e das possibilidades para este imóvel.
Este é um trabalho totalmente diferente do designer de interiores, contratado normalmente por clientes que querem decorar seu imóvel próprio. Isso porque, o designer tem a missão de desenvolver uma decoração de acordo com o perfil do proprietário, utilizando objetos que refletem a personalidade dos moradores. Esse trabalho inclui reformas e compra de móveis novos e decoração. Representa assim um gasto significativo.
No Home Staging, não se pensa em investir em reformas e decorações, o segredo está em: 
Reformular, gastando o menos possível e obtendo maior 
transformação.   Limpar o ambiente, retirando o que chamamos de 
“poluição visual” para eliminar o excesso de móveis e reacomodá-los em 
locais estratégicos, com a visão de um profissional.   Retirar 
porta-retratos e objetos muito pessoais também contribui para essa 
limpeza.  Realizar uma pintura diferente em alguma parede pode ser 
necessário, mas são sempre gastos pequenos.
Reformular, gastando o menos possível e obtendo maior transformação. 
  
Limpar o ambiente, retirando o que chamamos de “poluição visual” para eliminar o excesso de móveis e reacomodá-los em locais estratégicos, com a visão de um profissional. 
Retirar porta-retratos e objetos muito pessoais também contribui para essa limpeza.
Realizar uma pintura diferente em alguma parede pode ser necessário, mas são sempre gastos pequenos.
O cliente interessado deve sentir-se em uma espécie de decorado, como o existente em lançamentos, que o permita se imaginar vivendo ali, facilitando o processo de decisão. Nesse cenário, ao olhar os móveis, ele não terá a sensação de estar invadindo o ambiente de outra pessoa, como se fosse um intruso. Ao contrário, ele se sentirá à vontade e aconchegado.
Incutir no proprietário a ideia de que o imóvel deve estar minimamente apresentável para que as visitas sejam realizadas, de forma sutil, sem passar uma imagem de arrogância, é mais uma missão do consultor imobiliário; é exatamente isso o que se espera do profissional. Orientações sobre a melhor forma de promover o imóvel devem ser dadas.
Algumas dicas sobre a organização e melhor disposição dos móveis podem ajudar, contudo, a visão de um profissional é o grande diferencial. Muitas imobiliárias já possuem um profissional Home Stager, prestando consultoria e atendimento aos clientes proprietários. Imobiliárias que investem nesse tipo de atendimento conseguem conquistar o proprietário com o compromisso de promover o imóvel. 
Comece fazendo parcerias. Pesquise profissionais com experiência neste ramo e indique aos seus clientes proprietários. Mostre sempre as vantagens de promover o imóvel e torná-lo atrativo.
Um dado interessante informado pelo site Coach Casa, especializado em Home Staging (http://www.coach-casa.com/index.php), é que “um apartamento normal fica em média 200 dias à venda, enquanto que um apartamento com Home Staging fica apenas entre 45 a 60 dias”.   
Consultor imobiliário, invista nesta opção e acelere seus negócios.  

Carolina Silva


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