Home Staging para imóveis de terceiros
Conheça mais uma ferramenta para não perder um bom negócio
Lidar com a indecisão do cliente interessado é uma
condição para o trabalho do consultor imobiliário. Esta situação de
indecisão pode piorar se, ao levá-lo para visitar um imóvel, este
estiver desorganizado. Imóveis assim tornam-se pouco atrativos.
Geralmente, o cliente proprietário, que mora no imóvel, tende a sair
apenas quando for feita a venda, sendo assim, o corretor se encontra
obrigado a visitar um imóvel repleto de móveis e objetos pessoais.
Se levarmos em conta que, no geral, a primeira impressão é
realmente a que fica e que os clientes em potencial tendem a tomar sua
decisão nos primeiros 90 segundos da visita, o visual do imóvel se torna
um fator preocupante. Somado a isso, podemos considerar também o quanto
o publico têm se tornado exigente no momento da compra.
Pensando em uma solução para imóveis ocupados que ficam por um
período muito longo parados em imobiliárias e que são pouco atrativos no
interior, surge um novo segmento para os profissionais de arquitetura: o
Home Staging. Já conhecido e bem aceito nos Estados Unidos, agora se
torna aderente também a vários outros países, incluindo o Brasil.
O grande objetivo deste projeto é conquistar os olhos do cliente
interessado, fazendo com que ele se sinta em um ambiente impessoal, onde
possa projetar seus próprios objetos pessoais, ter noção dos espaços e
das possibilidades para este imóvel.
Este é um trabalho totalmente diferente do designer de interiores,
contratado normalmente por clientes que querem decorar seu imóvel
próprio. Isso porque, o designer tem a missão de desenvolver uma
decoração de acordo com o perfil do proprietário, utilizando objetos que
refletem a personalidade dos moradores. Esse trabalho inclui reformas e
compra de móveis novos e decoração. Representa assim um gasto
significativo.
No Home Staging, não se pensa em investir em reformas e decorações,
o segredo está em:
Reformular, gastando o menos possível e obtendo maior
transformação.
Limpar o ambiente, retirando o que chamamos de “poluição visual”
para eliminar o excesso de móveis e reacomodá-los em locais
estratégicos, com a visão de um profissional.
Retirar porta-retratos e objetos muito pessoais também contribui
para essa limpeza.
Realizar uma pintura diferente em alguma parede pode ser
necessário, mas são sempre gastos pequenos.
O cliente interessado deve sentir-se em uma espécie de decorado,
como o existente em lançamentos, que o permita se imaginar vivendo ali,
facilitando o processo de decisão. Nesse cenário, ao olhar os móveis,
ele não terá a sensação de estar invadindo o ambiente de outra pessoa,
como se fosse um intruso. Ao contrário, ele se sentirá à vontade e
aconchegado.
Incutir no proprietário a ideia de que o imóvel deve estar
minimamente apresentável para que as visitas sejam realizadas, de forma
sutil, sem passar uma imagem de arrogância, é mais uma missão do
consultor imobiliário; é exatamente isso o que se espera do
profissional. Orientações sobre a melhor forma de promover o imóvel
devem ser dadas.
Algumas dicas sobre a organização e melhor disposição dos móveis
podem ajudar, contudo, a visão de um profissional é o grande
diferencial. Muitas imobiliárias já possuem um profissional Home Stager,
prestando consultoria e atendimento aos clientes proprietários.
Imobiliárias que investem nesse tipo de atendimento conseguem conquistar
o proprietário com o compromisso de promover o imóvel.
Comece fazendo parcerias. Pesquise profissionais com experiência
neste ramo e indique aos seus clientes proprietários. Mostre sempre as
vantagens de promover o imóvel e torná-lo atrativo.
Um dado interessante informado pelo site Coach Casa, especializado
em Home Staging (http://www.coach-casa.com/index.php), é que “um
apartamento normal fica em média 200 dias à venda, enquanto que um
apartamento com Home Staging fica apenas entre 45 a 60 dias”.
Consultor imobiliário, invista nesta opção e acelere seus negócios.
Carolina Silva