Matéria publicada no Blog The One - Estilo de Vida Mercado Imobiliário

SUSANA DAMY – HOME STAGING AO ALCANCE DE TODOS

susanadamy
Um pouco de sua história e trajetória profissional
Minha experiência profissional começou nos EUA onde morei por muito anos. Trabalhei como Designer para empresas renomadas onde aprendi muito e até hoje conto com esse aprendizado, quer seja na minha vida profissional ou na minha vida pessoal.
Minha carreira como home stager aconteceu por acaso, morava em Dallas, TX, e trabalhava em uma construtora como Designer de Interiores. Após alguns anos, resolvi comprar um imóvel e acabei ficando amiga da minha corretora. Quando ela soube que eu trabalhava como Designer, me falou sobre home staging, e perguntou se eu tinha interesse em trabalhar com nessa área.
Eu não tinha conhecimento sobre o que era home staging, e comecei pesquisar muito sobre o assunto. Não sabia despersonalizar ambientes e muito menos “personalizar para muitos”, entre outras regras do jogo. Minha corretora propôs que eu começasse dando apoio nas suas consultorias e assim fui aprendendo e gostando tanto a ponto de virar profissional.
Depois de quase vinte anos morando lá fora, resolvi voltar para o Brasil. Eu já tinha planos de começar uma consultoria de Home Staging por aqui e sabia que não seria fácil.
Comecei escrevendo e divulgando um blog em 2011, depois montei o site da Staging Design. Hoje a minha consultoria está de cara nova e chama-se Staging Casa. Ofereço consultorias de Staging e Dia de Staging, trabalho em parceria com corretores e imobiliárias e também ensino Introdução ao Home Staging.
Amo o meu trabalho e acredito que todo imóvel precisa ser preparado antes de vender. A aparência, seja ela pessoal de lugares, etc, é muito valorizada. A imagem que um produto transmite é chave para o sucesso de vendas e o mesmo ocorre com imóveis usados. O cuidado ao se vender um imóvel usado deve ser maior e melhor do que vender um imóvel novo. O mercado é muito competitivo, e todos nós sabemos, vende mais rápido e pelo melhor preço aquele imóvel que possui mais atrativos para potenciais compradores. Home Staging é um diferencial para vender imóveis usados.
Trazer um novo conceito de vendas para atender o mercado imobiliário no Brasil não foi, e não é uma tarefa fácil, ainda existe muita resistência por parte dos proprietários e dos corretores de imóveis, que acham que investir tempo, e uma fração de dinheiro em home staging é algo completamente dispensável, o que na verdade não é.
Home Staging é um complemento muito importante para os profissionais do mercado imobiliário, não é a toa que foi criado por uma corretora de imóveis.
Sou consultora na Staging Casa e docente do GaiaEdu.
Susana Damy
B a t e – b o l a
Há quanto tempo está na profissão?
Como Home Stager há 10 anos.
Como foi seu primeiro negócio?
Meu primeiro negócio aqui no Brasil foi em um apartamento em Campinas. Ainda morava em Dallas,quando uma amiga de uma amiga ficou sabendo que eu trabalhava com home staging e me procurou. Ela estava no processo de vender o seu apartamento e queria umas dicas. Fizemos duas consultorias de Home Staging através de fotos e skype. Minha cliente fez o staging em seu apartamento seguindo minhas diretrizes, e após um mês seu apartamento já estava vendido e sem negociação.
O que não pode faltar em seu closet/guarda-roupas?
No meu closet, meu perfume, roupas básicas e muita ordem.
Você tem algum hobbie? Qual?
Estou sempre criando e desenhando no trabalho e nas minhas horas de descanso, parece clichê, mas esse é o meu grande hobby.
Em quem você se inspira profissionalmente?
Sem dúvida, Richard Branson.
O blog agradece a exclusiva entrevista concedida por Susana Damy.
Felicidades e Sucesso à Todos!

Comentários

Postagens mais visitadas