A arte de pendurar arte!


Na verdade pendurar quadros é um trabalho bem chatinho, geralmente a primeira tentativa sai errado, principalmente quando temos que alinhar um quadro com outro quadro, ou com algum objeto.
Para que esse trabalhinho chato se torne gostoso, seguem algumas regras que além de faciitar o seu trabalho, deixarão sua casa ainda mais bonita, como se você tivesse contratado um profissional.

Regra geral, sempre procure pendurar quadros ao nível do olhos, tenha como base a estatura mediana de um pessoa, e pendure os quadros à uma altura entre 1.60 / 1.70 do chão, mas não deixe que a parte de baixo do quadro esteja a menos de 1.20 do chão. Os quadros devem ficar sempre ao nível dos olhos para dar uma sensação de comforto, evitando assim ter que abaixar ou levantar muito a cabeça para olhar.

Onde houver móveis, o quadro deve ser colocado a mais ou menos 20 ou 30 cm acima de um sofá, poltrona, mesa, etc. Um dos erros mais comuns é pendurá-lo muito alto, que além de quebrar a estética do ambiente, diminui seu tamanho visualmente.
Outro fator importante que deve ser levado em consideração, é o tamanho do quadro, que deve ser pelo menos a metade, mas nunca maior que o tamanho do objeto abaixo para não ficar fora de balanço, e também não deixar que um objeto roube a atenção do outro.

       

Quando for agrupar quadros, procure não misturar temas, siga sempre um tema, fotos de familia, gravuras antigas, aquarelas florais, etc. Na hora de pendurá-los, deixe-os o mais próximo possível um dos outros, criando assim um forte efeito visual. Lembre-se, a distância entre quadros grandes deve ser de mais ou menos um palmo, e quadros pequenos tenha como base a largura do passe-partout quando houver.


A cama é o ponto central em um quarto juntamente com o que está pendurado acima dela, então é muito importante que você escolha com bastante cuidado o tipo de arte, também como o lugar exato para colocá-la. Pode ser um grupo de quadros ou um quadro especial, só tome cuidado na hora que for escolher o tamanho, que deve ter pelo menos dois terços da largura de sua cama, o formato não importa, contanto que crie um balanço com a cabeceira da cama, quadrado, redondo, retangular, etc.



A altura ideal é que a parte de baixo do quadro fique entre 20 - 25 cm acima da cabeceira. Se o quadro estiver pendurado muito no alto, a sensação será de que ele está flutuando ao invés de estar conectado com a cabeceira.

Dicas:
Para quem tem papel de parede, antes de pendurar o quadro faça um V e corte com um estilete, levante o V e martele o prego no meio do V . Se você quiser algum dia trocar o quadro de lugar, e só colar o pedacinho do V,  ninguém irá saber além de você que ali tinha um quadro.
Se você não tem certeza do lugar que quer pendurar seu quadro, teste antes com adesivo removível de quadros.
Coloque um pedacinho de durex em cima do x que você marcou para pendurar o quadro, assim evitará de rachar a parede quando estiver batendo o prego na parede.
No caso de dúvida quanto ao peso do quadro, coloque dois pregos ao invés de um.
Use um pregador de roupas para segurar o prego na parede ao invés de sua mão, desse modo evitará de pregar não só o prego!


Susana Damy-Lacy/Staging Design

Comentários

Postagens mais visitadas